top of page

Sobre a Sala Hoje

Democratizando a música clássica

A Sala Hoje Produções Culturais é uma produtora cultural paraense dedicada a democratizar o acesso à música clássica, levando-a além dos espaços tradicionais. Fundada com a missão de criar pontes entre a música de concerto e novos públicos, desenvolvemos projetos que valorizam tanto o patrimônio musical quanto os espaços históricos e periféricos.

Recital - Cantos e encantos Afro Brasil - Liceu de Iciaraci_edited.jpg

História

A Sala Hoje nasceu do programa Gestores em Movimento, uma iniciativa do compositor João Guilherme Ripper focada em capacitar novos profissionais para a gestão de teatros e salas de concerto. Inspirados pela metodologia do programa, Emanuele Monteiro, diretora e coordenadora geral e executiva, e Renato Teixeira levaram o conceito adiante. O que começou como um exercício prático de criação de programação musical, gestão financeira e estratégias de divulgação, floresceu e se tornou a produtora cultural que é hoje.

A Sala Hoje - Produções Culturais se orgulha de realizar projetos que fazem a diferença, como "Mulheres na Música de Concerto", o pioneiro "1º Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas" e o aclamado "Sala Hoje - Séries de Câmara nas Periferias".

Direção geral

Emanuele Monteiro

É Bacharel em Canto Lírico pelo Instituto Estadual Carlos Gomes. Atualmente, é Diretora Geral e Executiva do projeto “Sala Hoje - Séries de Câmara nas Periferias” (2025) e assistente de produção do 26º Festival Amazonas de Ópera (2025). Foi produtora executiva do projeto Mulheres na Música de Concerto (2024), do 1º Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas (2024) e produtora da Orquestra Filarmônica da Amazônia (Orquestra Filma). Em 2023, após convite, passou a trabalhar como: assistente de direção artística no Festival de Ópera do Theatro da Paz; assistente da Etapa Pedagógica também no Festival de Ópera e Stage Manager (Diretora de Palco) na ópera “O Menino Maluquinho”. Ainda em 2023, participou do Programa Gestores em Movimento para adquirir mais conhecimentos sobre gestão cultural. A partir do programa citado, fez parcerias com as quais criou a produtora “Sala Hoje - Produções Culturais”, que produziu apresentações musicais em espaços históricos da cidade de Belém. Como integrante de equipes técnicas, trabalhou como secretária da diretoria técnica da Fundação Carlos Gomes (2022), participando da produção do Festival Internacional de Música do Pará (2022) e do Encontro de Canto da Amazônia (2022).

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
E.M - Foto.jpg

Coordenação Técnica

Renato Teixeira

Renato Teixeira é Bacharel em Música pela UEPA, mestrando do  PROFMUS-UFPA, pós graduado em Gestão Cultural Contemporânea pela Escola do Itaú Cultural, técnico em Oboé pelo IEGC. Fez os cursos do Programa Gestores em Movimento em 2023 e 2024 e a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais (2024).

É diretor e produtor cultural na MultiArte Produções, foi coordenador no Projeto Série de Câmara da SALA HOJE (2025), produtor assistente no Projeto Mulheres na Música de Concerto (2024) e no 1º Concurso Ligia Amadio para Mulheres Solistas (2024), diretor de palco do espetáculo Pérolas Musicais (2025), produtor da Orquestra Filarmônica da Amazônia, atuando em espetáculos como o Projeto VIVO Música BR (2023).

Realizou direção de arte em espetáculos como; o Show “Muitas Eras Uma Voz” (2023) e do saxofonista Herley Bichara (2025), Projeto Sonoredo (2024), foi produtor do espetáculo “Pierrot Lunaire” (2019). Integra a Orquestra Filarmônica da Amazônia, a Orquestra Quorum e a Zarabatana Jazz Band, foi músico titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, atuando no Festival de Ópera do Theatro da Paz.

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
WhatsApp Image 2025-05-30 at 20.05.26.jpeg
bottom of page